• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Porteira Aberta01/11/2021

Alerta vermelho para PSA

Ingrid Biasioli
Texto por:Ingrid Biasioli01/11/21 - 13h59min - Atualizado em 01/11/21 - 14h06min

Para debater estratégias que previnam o alastramento da peste suína africana (PSA) na América Latina, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e outras 21 organizações de 18 países da região criaram um comitê continental. A mobilização ocorreu após a chegada da PSA na República Dominicana. “Unificando esforços, seremos mais efetivos para monitorar problemas e riscos, e contribuir para rápidas soluções bilaterais ou em bloco”, afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA. Paralelamente, a Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) já está apta a identificar eventuais casos, um passo importante para permitir uma rápida reação se a doença aparecer no País.

PIB AGRO
Depois da bonança...

Impulsionado pela queda nas estimativas de produção de café (-21%), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio caiu 2,8% no segundo trimestre em comparação aos três meses anteriores (janeiro a março) deste ano. Quando comparado ao segundo trimestre de 2020, houve aumento de 1,3%, que se explica pelo bom desempenho de produtos como a soja (9,8%) e o arroz (4,1%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LUTO
Acidente em Piracicaba

O empresário Celso Silveira Mello Filho, 73, irmão do presidente do Conselho de Administração da Raízen, Rubens Ometto, foi uma das sete vítimas da queda de um avião modelo King Air B200 na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Celso estava acompanhado da mulher, Maria Luiza Meneghel, 71, e dos filhos Celso, 46, Camila, 48, e Fernando, 46. O piloto, Celso Elias Carloni, 39, e o copiloto, Giovani Dedini Gullo, 24, também morreram no acidente. Além de acionista do grupo Cosan, Celso Silveira Mello Flho era produtor rural e dono da CSM Agropecuária. O empresário viajava ao Pará, onde tinha seus negócios, que incluem uma fazenda de criação de gado de corte, no município de Santa Maria das Barreiras. Até o fechamento desta edição a causa do acidente ainda não havia sido confirmada pelos bombeiros.

REPRESENTATIVIDADE
Tereza Cristina no JIA

Prestes a deixar o governo Bolsonaro para concorrer às eleições, a atual ministra da agricultura, Tereza Cristina, ocupará o cargo de presidente da Junta Interamericana de Agricultura (Jia), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A Junta representa 34 países membros do Instituto, além de apoiar o cumprimento dos acordos. A eleição foi realizada em 1º de setembro, antes da abertura da 21ª Conferência dos Ministros de Agricultura das Américas. O mandato é de dois anos.

Da receita líquida de R$ 1,7 bilhão obtida pelo grupo no segundo trimestre de 2021, 9% maior que o valor alcançado no mesmo período do ano passado, 76% correspondem à operação na América do Norte. Puzziello comenta que a região tem potencial para continuar aumentando sua participação no faturamento.

CENÁRIO INTERNACIONAL
“Dada a retomada econômica e o avanço da vacinação nos Estados Unidos, a demanda por carne bovina está crescendo na região. Cerca de 24,5% da nossa margem veio de lá por estarmos na época do barbecue season e pela reabertura e recomposição dos estoques dos food services”

POTENCIAL
“No primeiro trimestre já tivemos cerca de 72% da receita líquida proveniente da operação na América do Norte, principalmente dos EUA, devido a todo o contexto citado anteriormente. No terceiro trimestre, temos a entrada do verão, e com isso as pessoas que estão há mais de um ano em confinamento querem fazer churrasco a todo custo, então a demanda de carne deve aumentar exponencialmente”

EXPECTATIVA
“A tendência se mostra positiva para a indústria americana de carne bovina nos próximos anos. Em 2022, a perspectiva é que, mesmo com o fim da pandemia, a rentabilidade do setor ainda continue acima dos níveis históricos pela boa disponibilidade de animais e continuação da boa demanda, sendo que as margens deverão tender à normalidade a partir de 2023”

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais