Geral

Amapá confirma morte e duas crianças por sarampo

O governo do Amapá confirmou a morte de duas crianças por sarampo, uma na capital Macapá e outra no município de Pedra Branca do Amapari. Óbitos por sarampo não ocorriam há pelo menos duas décadas no estado.

Nos dois casos as crianças não estavam vacinadas, pois a imunização começa apenas aos seis meses e as crianças eram mais novas quando contraíram a doença. Os diagnósticos foram confirmados pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O caso na capital do estado ocorreu no dia 28 de março. Já a criança de Pedra Branca do Amapari era indígena e vivia em uma aldeia.

Entre janeiro e maio, o Amapá registrou 320 casos de sarampo. O estado é responsável por 80% dos casos do país em 2021. O governo do estado afirma que possui um plano de ação para combater o surto da doença nos municípios. As principais frentes de ação são o reforço da vigilância, as campanhas de conscientização da população e a promoção da vacinação.

Segundo o governo, apesar de ações de vacinação que atenderam mais de 50 mil pessoas, o índice de imunização em relação à população é baixo, especialmente se considerada a situação de surto. Nesses casos, a indicação do Ministério da Saúde é a aplicação de três doses: uma entre 6 e 11 meses, outra com 12 meses e uma terceira aos 15 meses.

Brasil

De acordo com o Boletim Epidemiológico 12 do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica do sarampo no Brasil, em 2020 foram registrados 8.448 casos da doença. Em 2020, o país teve dez mortes por sarampo. Em 2021 até a Semana Epidemiológica (SE) 13, foram registrados 318 casos de sarampo em três estados, Amapá, Pará e São Paulo. 

O Brasil havia obtido o certificado de país livre de sarampo em 2016, mas perdeu o título em 2019.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?