A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) anuncia os aprovados da Reprodução Programada 2009. Os animais participantes distribuíram cerca de 300 doses sêmen para os associados da ANCP e o material foi utilizado na estação de monta 2009/2010, concluindo os testes em 2013.

Os touros jovens testados em 2009 foram considerados aprovados, após atenderem os seguintes os critérios: MGT (Mérito Genético Total), PE365 (Perímetro Escrotal aos 365 dias) e P450 (Peso aos 450 dias) melhor que TOP 20%, acurácia maior que 65% para peso ao sobreano, filhos em no mínimo quatro rebanhos e habilidade materna maior que zero.

Dos 32 machos jovens testados em 2009, oito touros com alto valor genético foram aprovados, entre eles, estão três touros da Genética Aditiva. O touro Rem Sabiá, filho de Moyne que é linhagem IZ em uma vaca TOP 0,1%, filha do Ranger da Colonial. Com apenas seis anos, o touro apresentou acurácia de 79% para pesos, com 302 filhos avaliados. Rem Sabiá está no segundo lugar para MGT no sumário de agosto/13 (TOP 0,1%) e líder para fertilidade, além de estar entre os líderes para outras sete características, entre crescimento, reprodução e carcaça.  O touro tem sêmen disponível para venda na Central Alta Genetics.

O touro Rem Sabelo, filho do Remanso Nashe em uma vaca da Genética Aditiva TOP 0,1% filha do Quark Col, apresenta acurácia de 81% para peso, com 524 filhos avaliados. Contratado pela Central Semex, o touro está entre os líderes para PG (Período de Gestação), PE365 e 3P (Probabilidade de Parto Precoce). Além do touro Rem Sadvir de linhagem Rambo e Rem Nostauro. O touro TOP 1%, apresenta 348 filhos avaliados e está entre os líderes para PE365 e 3P.

Outro destaque foi o touro General da MN, do criatório Nelore Lemgruber. O touro é Lemgruber fechado, com opção de sangue do Banguê. Contratado pela Central Alta Genetics, tem acurácia de 70% para pesos e 182 filhos avaliados, o touro é TOP 1%.

A Colonial Agropecuária Ltda, conquistou a classificação de dois touros de seu plantel, o Ganges Col e o touro Gol Col. Ganges de linhagem Lemgruber e Colonial, é um touro que possui acurácia de 78% para pesos e 420 filhos avaliados, está entre os líderes para PG, PE365 e PS (Precocidade ao Sobreano). O touro se destaca por sua carcaça, avaliada como ideal para produção de carne e está contratado pela Alta Genetics. Já o Gol Col, é filho do Rem Paisagista em vaca Tabaco Col, com acurácia de 71% para pesos, o touro é TOP 4% e se destaca em PG e 3P.

O touro Lugano Mat, filho do Hanuman Mat em uma vaca MGT TOP 1%, está entre os líderes de PE365 e AOL. Lugano apresenta acurácia de 82% para pesos, com 417 filhos avaliados. Do criatório de Luciano Borges Ribeiro, o touro é contratado pela Central ABS Pecplan.

O touro Lugarejo do JHV, do criador José Humberto Vilela Martins também se classificou. TOP 7% e com acurácia de 87% para pesos, com 735 filhos avaliados, o touro foi o único mocho aprovado no teste.

Reprodução Programada – A Reprodução Programada da ANCP avalia touros jovens por meio de teste de progênie, para provar sua alta qualidade genética. Precocidade sexual, habilidade materna e avaliação de ultrassonografia de carcaça são alguns dos quesitos analisados no touro, durante o programa. Segundo Raysildo Barbosa Lôbo, para um programa de melhoramento genético, a utilização de touros jovens de uma maneira planejada traz, além da vantagem direta do aumento na quantidade de touros avaliados. ³A Reprodução Programada contribui de maneira muito eficaz no trabalho de seleção dos criatórios, pois proporciona o aumento da amarração entre os rebanhos e os grupos contemporâneos, resultando no incremento da acurácia média dos animais, promovendo o aumento da taxa de ganho genético e a valorização dos rebanhos participantes.²

O trabalho de Reprodução Programada teve início em 1995 e até hoje, já foram testados 715 touros jovens pertencentes a rebanhos participantes do Nelore Brasil e cerca de 23% desses touros são contratados das principais centrais do País.
Fonte: Assessoria.