Geral

Apesar dos esforços, controle da peste suína africana é difícil na China

Crédito: Arquivo / Embrapa

Desde o início deste ano, um total de 11 surtos de peste suína africana (ASF) foi oficialmente reportado no país (Crédito: Arquivo / Embrapa)

São Paulo, 21 – O Ministério da Agricultura da China informou que tem feito esforços para controlar a peste suína africana em seu rebanho, mas os riscos persistem. Desde o início deste ano, um total de 11 surtos de peste suína africana (ASF) foi oficialmente reportado no país, envolvendo 8 províncias, com 2.216 animais sacrificados.

“A situação da epidemia é estável, mas os riscos persistem”, afirmou a autoridade do departamento de pecuária do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, Xin Guochang. Segundo ele, a prevenção é “complicada”. “Recentemente surgiram novas cepas com virulência enfraquecida. Os sintomas apresentados são leves, mas o período de incubação é longo e a detecção em curto prazo é difícil”, disse Xin.

+ Suínos/Romênia: peste suína africana ainda afeta granjas comerciais

Em 2018, a febre suína africana (ASF) dizimou o rebanho suíno no país asiático, que, desde então, está sendo recomposto. No segundo trimestre deste ano, os chineses produziram o maior volume de carne suína dos últimos sete anos, segundo o banco alemão Commerzbank. A produção foi 40% maior em relação ao ano anterior, alcançando, no semestre, 27 milhões de toneladas, avanço de 36% em comparação com o mesmo período de 2020.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, frigoríficos abateram 22 milhões de cabeças em junho, um aumento de 66% com relação ao ano anterior. Com a recuperação da produção de suínos, aumentou o consumo de milho, importante ingrediente de ração animal, e elevou os preços do grão.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?