Washington, 12 – O Congresso dos Estados Unidos está prestes a aprovar a Farm Bill – um documento com as determinações de política agrícola dos EUA, que autoriza programas alimentares para norte-americanos de baixa renda e estabelece os recursos para subsídios e pesquisa, entre outras iniciativas – válida pelos próximos cinco anos. A aprovação avançou após um acordo que retira a exigência de trabalho para inscritos no programa alimentar.

O acordo coloca em perigo o apoio de alguns republicanos conservadores, mas abre as portas para que democratas de ambas as casas apoiem a legislação.

A Farm Bill irá expandir a cobertura de seguro agrícola para novas colheitas, incluindo cevada e lúpulo. Expandirá, também, subsídios da agricultura familiar para incluir primos, sobrinhas e sobrinhos.

O Senado aprovou o projeto na terça-feira por 87 votos a 13, e a Câmara deve fazer o mesmo ainda nesta semana. A Farm Bill custará US$ 867 bilhões ao longo de dez anos, segundo funcionários da Câmara, e cerca de 80% vai para o programa alimentar.

Os votos ocorrem em meio à disputa comercial entre EUA e China que atingiu produtores norte-americanos dependentes da exportação de soja e outras commodities – segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a renda agrícola deve cair novamente este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.