O Campo Digital

Apps para o campo

Diversas funcionalidades para otimizar as decisões do produtor rural já estão na palmada mão. Bastam alguns cliques

Crédito: Divulgação

ADAMA Pastagem – produtividade ao pecuarista

Voltado exclusivamente ao criador de gado, o aplicativo ADAMA Pastagem traz funcionalidades técnicas, financeiras e gerenciais. Entre as técnicas, identifica plantas daninhas que afetam a produtividade da pastagem e indica os melhores produtos para os diversos manejos. As cotações da arroba e da soja ajudam o acompanhamento financeiro do produtor, enquanto a possibilidade de gerar relatórios e todo histórico de manejo do pasto otimizam o aspecto gerencial. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Buscar Rural – facilitando vendas

Desenvolvido pela Nutrimais, o aplicativo Buscar Rural conecta prestadores de serviço e vendedores com possíveis compradores. A plataforma permite comercializar produtos como animais, propriedades, sementes, commodities, máquinas, equipamentos e veículos. Na categoria de prestação de serviços é possível encontrar ofertas como transportadores, frigoríficos, cursos, eventos rurais, cooperativas, lojas especializadas e laboratórios. Disponível para Android e iOS.

Alluagro – o uber do agronegócio

A inteligência de geolocalização é a principal tecnologia usada pelo aplicativo Alluagro, que conecta quem tem máquinas ociosas com quem precisa do serviço. Ao identificar a localização do produtor usando dados do celular, o uber do campo mostra ao usuário os estabelecimentos mais próximos onde ele pode alugar máquinas e implementos agrícolas. Para os interessados em prestar o serviço, a empresa disponibiliza uma área para cadastro na própria ferramenta ou no site. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Jetbov de Campo – foco no gado de corte

Criado em 2014, o JetBoV é uma plataforma de gestão específica para fazendas de gado de corte. O aplicativo traz ferramentas que permitem ao pecuarista planejar e agendar manejos, controlar as taxas reprodutivas, acompanhar o ganho de peso dos animais, simular venda, além de oferecer uma área dedicada ao controle da saúde financeira da propriedade. Disponível para Android e iOS.

Agritempo – clima na palma da mão

Para ajudar os profissionais envolvidos em atividades agrícolas a minimizarem os custos devido a intempéries climáticas não previstas, a Embrapa desenvolveu o aplicativo Agritempo, um sistema de monitoramento climatológico e meteorológico. A ferramenta permite o acesso a boletins e mapas com informações sobre precipitação acumulada, estiagem agrícola, tratamentos fitossanitários, necessidade de irrigação, condições de manejo do solo e de aplicação de defensivos agrícolas. Disponível para Android.

DF Rural – simplificando o campo

Para facilitar a vida dos produtores do Distrito Federal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) criou o DF Rural. Dentre as funcionalidades da ferramenta estão a disponibilidade para acessar o Cartão do Produtor Rural Digital (e-CPR) e a Caderneta de Campo, que viabiliza a rastreabilidade do produto. O aplicativo traz também informações sobre os preços do atacado de diversas commodities e um banco de empregos para o produtor. O usuário também tem acesso à agenda de eventos da Emater, da Secretaria de Agricultura e doCeasa. Disponível para Android e em breve, para iOS.

AgroMercado – cotações de commodities

O aplicativo AgroMercado disponibiliza cotações de diversas commodities agrícolas brasileiras nas bolsas de valores. São monitorados os preços de mercadorias como soja, milho, sorgo, feijão, arroz e das proteínas animais na B3, Bolsas de Chicago e Nova York. É possível escolher uma opção para aparecer em destaque quando o aplicativo for aberto e selecionar cotações específicas que o usuário prefere acompanhar. Aplicativo disponível somente para Android.

Doutor Milho – consultas on e offline

Para apoiar extensionistas, consultores, técnicos em geral e produtores rurais em suas visitas às lavouras de milho, a Embrapa desenvolveu o aplicativo Doutor Milho. A ferramenta oferece informações técnicas e recomendações de manejo, de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada talhão/gleba da lavoura e pode ser utilizado offline. Para começar a explorá-lo basta cadastrar o nome do talhão/gleba e inserir a data de emergência das plantas. Disponível para Android e iOS

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro