Geral

Aprenda a produzir queijo coalho e ricota

Crédito: Reprodução / Youtube

O vídeo mostra as práticas de produção dos queijos, a começar pelo leite de procedência reconhecida (Crédito: Reprodução / Youtube)

A Embrapa divulgou um vídeo em animação gráfica que mostra o passo a passo na produção artesanal de queijo coalho e ricota. O conteúdo, feito pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Embrapa Gado de Leite, visa ajudar os produtores nas normas de higiene e padronização.

“O vídeo é importante para padronizar o processo de produção desses queijos e, principalmente, por reforçar a importância das boas práticas de fabricação de queijo coalho, que precisa de cuidados extras por ser feito com leite cru”, afirma Marcio Roberto Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

+ Aquisição de couro cai 11,3% no 1º tri; captação de leite sobe 1,8%
+ Preço do leite ao produtor cai 5% em maio, diz Cepea
+ Pandemia reduz estoques nos bancos de leite do Rio

Em oito passos, e de forma lúdica, o vídeo mostra as práticas de produção dos queijos, a começar pelo leite de procedência reconhecida. O projeto destaca a importância de produzir em ambiente limpo, arejado, livre de insetos, com utensílios higienizados, onde o manipulador também se higieniza e usa vestimentas adequadas, como gorro, máscara, luvas, avental ou jaleco.

O pesquisador acrescenta que muitas pessoas acham que o queijo com furinhos é mais gostoso. “Na verdade, no caso do queijo coalho, boa parte desses furos podem ser formados pela presença de gases produzidos por bactérias que indicam contaminação fecal, por exemplo, sendo um sinal de que as boas práticas agropecuárias ou de fabricação não foram cumpridas integralmente e que podem transmitir doenças para quem consumi-los.” complementa.

O conteúdo destaca ainda a necessidade do produtor de atender à nova legislação aprovada em 2019. A regra dispõe sobre a fiscalização na produção de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Veja o passo a passo aqui: