São Paulo, 22 – A área plantada de trigo na Argentina na safra 2020/21 deve ser 1,5% maior que a semeada na temporada anterior, em 6,7 milhões de hectares, estima a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Na safra 2019/20, foram semeados 6,6 milhões de hectares com trigo no país.

A entidade calcula que, se confirmada a estimativa, a área será 19,6% maior que a média da semeadura dos últimos cinco anos, de 5,6 milhões de hectares. “Essa estimativa está sujeita principalmente à ocorrência de chuvas que permitam que a umidade esteja disponível na superfície para garantir a implantação correta das sementes”, diz a bolsa.

A bolsa atribui o possível incremento ao cenário de perspectivas climáticas favoráveis à janela de plantio do cereal e à melhora na relação de troca do produto com insumos. “Contudo, há preocupações sobre a situação econômica, mercados internacionais e políticas agrícolas na Argentina”, pondera a bolsa.

As demais estimativas quanto à safra 2020/21 de trigo – números de produção, exportação e consumo doméstico – serão divulgadas pela bolsa em 5 de maio.