São Paulo, 04 – A colheita da safra 2018/19 de soja da Argentina foi finalizada, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A previsão de produção foi mantida em 56 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 60% ante o ciclo anterior, quando a produção foi fortemente afetada por uma seca prolongada no verão. O volume também ficou 8,7% acima da média das últimas cinco temporadas.

O atraso na semeadura, devido às chuvas e baixas temperaturas registradas durante o período de implantação, comprometeu o crescimento das plantas. “Apesar disso, durante parte do ciclo da cultura prevaleceu uma favorável condição de umidade que permitiu compensar a falta de área foliar, possibilitando fixar um grande número de vagens por planta e alcançar excelentes rendimentos na grande maioria das regiões estudadas.”

A colheita de milho do país atingiu 49,3% da área, um avanço semanal de 3,3 pontos porcentuais. “As boas condições climáticas permitiram importantes avanços nas províncias de Córdoba, Santa Fé e Buenos Aires”, disse a bolsa. A perspectiva de produção é de 48 milhões de toneladas.

No caso do trigo, o plantio alcançou 73,8% da área plantada, projetada em 6,6 milhões de hectares. O atraso ante o ano anterior era de 5,4 pontos porcentuais, com ritmo lento na região central da área agrícola devido a excessos hídricos, segundo a bolsa.