São Paulo, 3 – O preço do boi gordo tem registrado sucessivas altas no mercado interno em função da escassez de animais para abate e da forte demanda exportadora de carne bovina. Em razão disso, o indicador do boi gordo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) registrou média mensal de R$ 228,48 por arroba em agosto, um recorde real desde o início da série histórica do Cepea, iniciada em 1994.

Segundo relatório do Cepea antecipado ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), “as intensas exportações brasileiras de carne, atreladas à oferta restrita de boi gordo no pasto, evidenciada por dados oficiais indicando menor número de animais abatidos, mantêm os preços da arroba em alta no mercado nacional”.

+ Preço do boi gordo tem novo recorde na série iniciada em 1994 pelo Cepea
+ BOI/EUA: número de animais comercializados ou enviados para abate em maio cai 28%

O Cepea destaca, entretanto, que a valorização da arroba não indica que o pecuarista está com margens maiores de lucro. Isso porque os animais de reposição (bezerro e boi magro) estão sendo negociados igualmente em patamares recordes reais das respectivas séries do Cepea.

“Além da reposição – que representa mais da metade dos custos de produção de pecuaristas recriadores -, a forte valorização do dólar neste ano elevou os preços de importantes insumos pecuários que são importados”, diz o Cepea, que conclui: “É importante lembrar, ainda, que insumos de alimentação, como milho e farelo de soja, estão bastante valorizados.”