Durante o mês de janeiro, os preços do arroba do boi gordo e da carne no mercado atacadista registraram um movimento de queda. O arroba foi comercializado, em média, por em R$ 193,25, sendo um valor 8,82% inferior à de dezembro de 2019.

No entanto, o número é 26,9% acima do verificado na comparação anual. Os dados são do Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea) da USP.

No caso do boi gordo, a oferta de animais para abate esteve baixa ao longo do mês e os frigoríficos diminuíram o ritmo de aquisição de novos lotes.

O comportamento, segundo a pesquisa, vem da menor demanda doméstica por carne, comum no mês em decorrência do menor poder de compra da população.

O estudo ainda aponta que o mercado tenta buscar um equilíbrio após as intensas elevações verificadas no encerramento de 2019.

As cotações da carne suína e de frango também tiveram queda no mês. Com as baixas, o preço da carcaça suína se aproximou do valor do frango inteiro, recuperando parte da competitividade perdida no mês anterior.

A pesquisa indica que as baixas nos preços da carne suína estão atreladas à demanda interna enfraquecida e ao menor ritmo de exportações.

Quanto à carne de frango, o enfraquecimento na demanda elevou os estoques, o que pressionou ainda mais os valores.