Tecnologia

Arroz tem melhor produtividade com temperatura externa entre 17ºC e 34ºC, diz estudo

Crédito: Reprodução//Epagri

A equipe de pesquisa do arroz da Epagri iniciou em 2008 os estudos para identificar a existência de estresses por extremos de temperatura na cultura desse grão (Crédito: Reprodução//Epagri)

As temperaturas externas muito altas ou muito baixas impactam diretamente na produtividade do arroz. E a faixa mais interessante para a produção do grão gira entre 17ºC e 34ºC.

Esta característica foi comprovada por experimentos realizados na Estação Experimental em Itajaí (EEI), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Segundo a tese de doutorado de Natália Maria de Souza, co-orientada pelo pesquisador da EEI Rubens Marschalek, a maioria das variedades de arroz suporta, no máximo, temperaturas entre 34ºC a 36ºC.

“No limite inferior, encontra-se a temperatura de 17ºC como limitante na fase reprodutiva do arroz”, observa Marschalek, segundo o site da Epagri.

A equipe de pesquisa do arroz da Epagri iniciou em 2008 os estudos para identificar a existência de estresses por extremos de temperatura na cultura desse grão.

Com a tese “Esterilidade por altas temperaturas na antese em genótipos de arroz irrigado”, de Natália, outros trabalhos acadêmicos realizados na EEI, que apontam linhagens de arroz tolerantes a outras faixas de temperatura,  vão contribuir para um melhoramento genético nos próximos anos, estima Marschalek.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro