Especial

As 100 personalidades mais influentes do agronegócio: Consultorias

A inteligência de mercado que passa pelas análises de tendências e de desempenho tem sido um caminho seguro para a formação de um banco de ideias que pode alcançar cada vez mais propriedades rurais em todo o país

As 100 personalidades mais influentes do agronegócio: Consultorias

Alcides Torres 

Divulgação

Analista e consultor de mercado, o engenheiro agrônomo Alcides Torres, diretor-presidente da Scot Consultoria, de Bebedouro (SP), elevou a empresa à categoria de vitrine em gestão agropecuária, tornando-a referência entre os mais conceituados centros de estudos do País dedicados à informação para o agronegócio. Diariamente, um time de profissionais de áreas das ciências agrárias elabora informações e análises de mercado, por meio de comunicados e estatísticas. Mais do que isso, a Scot criou uma série de eventos que se tornaram referência no setor. Entre eles os Encontros de Analistas, de Criadores, de Confinadores e da Pecuária Leiteira. Os encontros têm ditado tendências de temas de debate na pecuária. A consultoria também se dedica a estudos exclusivos. Entre eles está o acompanhamento do mercado de terras agricultáveis e o seu movimento de vendas.

André Pessôa e Maurício Palma Nogueira 

Rogerio Albuquerque

À frente da Agroconsult, de Florianópolis (SC), uma das mais respeitadas do Brasil, organizadora de duas das principais expedições técnicas realizadas no País, estão os sócios André Pessôa (no alto) e Maurício Palma Nogueira. As expedições, voltadas para o levantamento de dados sobre agricultura e pecuária de corte, percorrem vastas distâncias. No Rally da Safra foram 100 mil quilômetros para avaliar os cultivos de soja e milho. O Rally da Pecuária percorreu cerca de 70 mil quilômetros para visitar 200 fazendas nos principais polos de cria, recria, engorda e de confinamento do País. Com base nos dados coletados pelas equipes de campo nas duas expedições, a empresa mostra o cenário atual e aponta os rumos para esses segmentos.

GG Rocha

Plínio Nastari 

Pedro Dias

No ano passado, o administrador de empresas Plínio Nastari, presidente da Datagro, uma das mais importantes consultorias especializadas no agronegócio, foi nomeado conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética. No cargo, ele tem defendido junto ao governo a intensificação do uso de energias limpas para aumentar a participação do agronegócio na matriz energética brasileira. Nastari é presença constante em conferências do agronegócio no Brasil e em vários países, para debater os caminhos da bioenergia e dos biocombustíveis. Também está à frente da organização de uma série de eventos. Há 14 anos, organiza a Conferência Internacional da Datagro, em São Paulo. O Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day acontece há três anos consecutivos, em Londres, além do Agribusiness Forum Global, em parceria com a Sociedade Rural Brasileira.

Leia mais