Alunos da Esalq Jr., que desenvolvem projetos para pequenos e médios produtores por preços que chegam a 10% do praticado no mercado

Eles estudam nas mesmas salas por onde passaram alguns dos nomes mais importantes do agronegócio brasileiro. Seus ídolos não são roqueiros, tampouco sambistas. Quando olham para o futuro vislumbram a possibilidade de seguir os caminhos trilhados por gente como os ex-ministros Roberto Rodrigues e Luiz Carlos Guedes. Ou mesmo como o presidente da União das Indústrias Canavieiras (Unica), Marcos Jank. Ou como tantos outros pesquisadores que têm contribuído com o desenvolvimento da agricultura nacional. O que todos eles têm em comum? O amor pelo campo e um curso de agronomia como início de carreira. Com a agricultura vivendo um ótimo momento e a crescente necessidade de mão-de-obra qualificada, esses futuros agrônomos não esperam sequer ter os diplomas pendurados nas paredes para colocar a mão na massa e mostrar seu potencial, afinal em disputa estão salários iniciais de R$ 4 mil em média.

Para mostrar que podem ser as futuras estrelas do agronegócio e que estão prontos para tocar as lavouras brasileiras nos próximos 20 anos, esses estudantes apostam no trabalho em Empresas Juniores, mantidas nos campi das principais universidades do País. Trata-se de entidades que funcionam como uma espécie de laboratório, onde os alunos podem desenvolver projetos e prestar consultorias nos mais diversos segmentos da agropecuária, aplicando seu aprendizado na prática.

A Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP), uma das mais tradicionais faculdades do país, há 18 anos mantém a Esalq Jr. Consultoria, empresa formada por cerca de 30 alunos que elaboram projetos nas mais diversas áreas, como explica o presidente da empresa, Flavio Zampercini. “Nossos clientes são pequenos e médios produtores que querem melhorar sua atividade e não sabem como fazer.” Aluno do quarto ano de Agronomia, Zampercini conta que a grande vantagem para o produtor é o baixo custo do serviço. “Na média, nossos projetos custam 10% do preço cobrado por consultorias profissionais. Isso sem perder em qualidade, já que somos orientados por professores da universidade”, garante.

Flavio acredita que o trabalho na empresa júnior pode abrir portas no futuro. “A maioria dos cargos que ficam vagos na Esalq Jr. é de alunos que foram contratados por grandes empresas do mercado”, analisa.

Como exemplo dos trabalhos que a empresa já executou, Zampercini destaca um projeto de citricultura feito no município de Itapeva (SP), onde produtores buscavam alternativas para agregar valor ao seu produto. A Esalq Jr criou um vinho de laranja, que pode ser fabricado na própria fazenda. “Desenvolvemos desde a formulação do vinho até o rótulo a ser utilizado.”

Os alunos da Unesp Jaboticabal também procuram mostrar seu talento através do Centro Agrícola de Consultoria Júnior (Cenagri), empresa júnior que a universidade mantém desde 1993 e reúne cerca de 62 alunos. Desde 2007, eles possuem uma parceria com o Sindicato Rural do município de Torrinhas (SP), onde fornecem consultoria fixa a produtores de café que pretendem melhorar a produção em suas propriedades. “O trabalho consiste na implantação de novas mudas e no monitoramento de pragas e doenças”, explica o estudante do quinto ano de Agronomia Leonardo Mello, que ocupa o cargo de diretor da Cenagri.

ONDE ESTUDAR

Veja as melhores escolas de Agronomia, segundo a avaliação do MEC

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP

Curso: Engenharia Agronômica, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental

Av. Pádua Dias, 11 CP 9 – Piracicaba – SP

(19) 3429.4110

www.esalq.usp.br

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp Jaboticabal

Curso: Agronomia, Zootecnia, Biologia

Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n – Jaboticabal – SP

(16) 3209-2600

www.fcav.unesp.br

Universidade Federal de Viçosa

Curso: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Gestão de Cooperativas e Gestão de Agronegócio

Av. Peter Henry Rolfs, s/n Campus Universitário Viçosa – MG

(31) 3899-2200

www.ufv.br

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Curso: Agronomia

Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre/RS

(51) 3308.6000

www.ufrgs.br