Notícias

Aves: Hendrix Genetics recebe certificado de compartimento avícola

São Paulo, 09 – A empresa Hendrix Genetics, de Salto (SP), recebeu do Ministério da Agricultura o certificado de compartimento avícola de reprodução livre de influenza aviária e da doença de Newcastle. A informação foi passada nesta terça-feira, em nota, pelo ministério. Até o momento, a pasta certificou quatro compartimentos avícolas livres dessas doenças, dos quais três são de reprodução e um de produção de carne de aves.

Diante da séria ameaça que essas doenças representam aos plantéis de aves no Brasil – que é livre da influenza aviária e teve o último foco de Newcastle em 2006 -, a compartimentação serve para que as granjas produtoras se protejam de perdas, caso a região na qual se inserem sejam infectadas.

O certificado de compartimentação, explica a nota do ministério, é conferido a empresas e granjas produtoras de aves e de genética avícola que sigam, de maneira voluntária, recomendações de biosseguridade recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A compartimentação envolve todas as unidades de produção de uma propriedade. Conforme o diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Guilherme Marques, granjas compartimentadas ficam protegidas se, “no futuro, caso ocorra eventual episódio de influenza ou newcastle, tenham condições de manter seu mercado aberto e suas vendas no País”. E acrescentou: “A manutenção do comércio é possível, mesmo nesses episódios, já que foram tomadas medidas de biossegurança com essa finalidade”.