Notícias

Banco Mundial adia relatório sobre competitividade por temor com dados de países

O Banco Mundial anunciou nesta quinta-feira que decidiu adiar a publicação de seu relatório sobre competitividade nos negócios, para investigar possíveis irregularidades nos dados. Quatro países, China, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, teriam tido números alterados de maneira indevida, segundo uma pessoa próxima à decisão.

A medida renova preocupação de dois anos atrás, quando pela primeira vez houve temor de que o relatório fosse vulnerável a manipulações. Com isso, a próxima versão, que seria divulgada em menos de um mês, será adiada.

O Banco Mundial disse, em comunicado, que começou uma revisão sistemática dos dados com uma auditoria independente, e que iria corrigir os números.

A instituição indicou que, entre outubro de 2017 e o mesmo mês de 2019, registros foram afetados, e acrescentou que os documentos dos últimos cinco anos seriam revistos. Em três dos países descritos, os avanços nos últimos cinco anos foram significativos.

A China passou do 90º lugar para o 31º no ano passado. O Azerbaijão foi do 80º para o 34º, e os Emirados Árabes passaram do 22º para o 16º. A Arábia Saudita regrediu. As embaixadas dos quatro países não responderam imediatamente o pedido de comentários.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?