Notícias

Bayer faz parceria com startup Farmbox e CGM para monitoramento de cigarrinha

São Paulo, 30 – A Bayer firmou parceria com a agtech Farmbox e a CGM Monitoramento Agrícola para monitorar, de forma preventiva, a incidência de cigarrinha (Dalbulus maidis) em lavouras de milho do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Por meio do piloto do “Esquadrão de Combate à Cigarrinha”, será criada uma rede colaborativa de dados sobre a praga, que entregará mapas regionais da sua presença e de plantas sintomáticas na safra 2021/22, segundo nota da Bayer.

“As quebras de produtividade na safra 2020/21 do milho, principalmente pelo atraso das chuvas no Sul do Brasil, foram intensificadas pela incidência da cigarrinha. Este cenário deve se repetir na safra 2021/22, caso o produtor não faça o manejo preventivo”, disse o agrônomo de Desenvolvimento de Mercado especialista da Bayer, Paulo Garollo.

Ele lembrou que a cigarrinha pode ocorrer desde os primeiros estágios de desenvolvimento do milho, pois pode migrar de um ciclo para o outro por meio do que se chama “ponte verde”.

Quanto mais cedo a planta for atacada, maiores os danos à lavoura. A cigarrinha não causa danos expressivos diretamente, mas de forma indireta.

Durante a alimentação, a praga transmite patógenos causadores dos enfezamentos pálido e vermelho do milho, conforme a Bayer. As perdas podem ultrapassar 70%.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a praga esteve presente em 48% dos municípios paranaenses no ciclo 2020/21.

O trabalho do “Esquadrão” começa com uma visita de georreferenciamento do talhão e, posteriormente, de uma equipe técnica para o monitoramento, conforme o comunicado. As visitas são realizadas em intervalos de 7 a 10 dias ao longo do ciclo da cultura.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?