Notícias

BNDES aprova empréstimo de R$ 258 milhões para a Sanepar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo de R$ 258 milhões para a estatal de água e esgoto Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), informou nesta segunda-feira, 13, a instituição de fomento. Os recursos financiarão investimentos na ampliação de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 14 municípios do Paraná, beneficiando 62 mil pessoas.

O BNDES tem sido ativo, dentro do governo, nas negociações em torno da abertura do setor de saneamento, que teve novo marco regulatório aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado. O BNDES contribuiu com os debates em torno das novas regras de regulação do setor, mas seu principal papel tem sido na modelagem de projetos de concessão, privatização de companhias estaduais ou de parcerias público-privadas (PPPs), sob demanda dos Estados. Alagoas e Rio trabalham para promover leilões de projetos desenhados pelo BNDES ainda este ano.

Embora o foco do banco de fomento seja na estruturação dos projetos de concessão ao setor privado, seus diretores têm reiterado, repetidas vezes, que a instituição não se furtará também de atuar no financiamento aos investimentos.

Desde que a atual diretoria, no comando do BNDES desde julho de 2019, anunciou os primeiros detalhes dos projetos para o setor, no fim do ano passado, os diretores têm sinalizado que a participação do banco de fomento no financiamento dos projetos poderia ficar em pelo menos 70% do total investido. Em tese, isso valeria tanto para os investimentos dos operadores privados que deverão ganhar espaço com o novo marco regulatório quanto para as companhias estatais com capacidade financeira.

O projeto de investimento da Sanepar que receberá o novo empréstimo do BNDES foi incluído no programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os investimentos levarão à conclusão de 13.195 novas ligações de esgoto, de 450 quilômetros de rede interceptora e coletora de esgoto e de 58,4 quilômetros de rede adutora de água, informou o BNDES.

Embora estatal, a Sanepar está listada na B3 – o Estado do Paraná detém 60,1% do capital votante. A companhia atende 345 municípios paranaenses. Segundo dados do Instituto Trata Brasil citados em nota pelo BNDES, as cinco maiores cidades atendidas pela Sanepar estão entre as 20 melhores no ranking de qualidade do atendimento de água e “ocupam as primeiras posições em esgoto coletado e tratado, com rede coletora acima de 90%”.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro