Notícias

Bolsas asiáticas sobem levemente, com ganhos limitados por geopolítica e covid-19

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em leve alta nesta quarta-feira, após os sólidos ganhos do pregão anterior, com investidores se mostrando mais cautelosos em meio a tensões geopolíticas e recentes surtos de coronavírus em partes da China e dos EUA.

Nos mercados chineses, o índice Xangai Composto subiu 0,14% hoje, a 2.935,87 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,29%, a 1.903,77 pontos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng se valorizou 0,56% em Hong Kong, a 24.481,41 pontos, o sul-coreano Kospi mostrou alta de 0,14% em Seul, a 2.141,05 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,20% em Taiwan, a 11.534,59 pontos.

Exceção, a bolsa japonesa ficou no vermelho. O Nikkei caiu 0,56% em Tóquio, a 22.455,76 pontos, pressionado por ações de montadoras e de empresas aéreas.

O viés positivo na Ásia veio após mais um dia de valorização das bolsas de Nova York, que ontem avançaram em boa parte por causa de novos sinais de recuperação da economia dos EUA, evidenciados por um salto bem maior do que o esperado nas vendas do setor varejista americano. Recentes estímulos dos bancos centrais dos EUA e do Japão também ajudam a sustentar o apetite por risco.

Por outro lado, surgiram questões geopolíticas envolvendo Índia e China e as duas Coreias, que justificam o tom cauteloso de hoje. Além disso, permanecem no radar o ressurgimento da covid-19 em Pequim, a capital chinesa, e o aumento de casos da doença em Estados dos EUA que estão em processo de reversão de medidas de quarentena.

Na Oceania, a bolsa australiana terminou o dia em alta, após se recuperar de uma queda no meio do pregão. O S&P/ASX 200 avançou 0,83% em Sydney, a 5.991,80 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais