Notícias

Bolsas da Ásia fecham mistas, após manufatura chinesa voltar a se contrair

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira, dia 1º, após dados mostrarem que o setor manufatureiro chinês voltou a se contrair. O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,29% em Tóquio hoje, a 28.451,02 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,58% em Hong Kong, a 26.028,29 pontos, e o sul-coreano Kospi se valorizou 0,24% em Seul, a 3.207,02 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 0,65%, a 3.567,10 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,49%, a 2.417,89 pontos. Já em Taiwan, o Taiex registrou perda marginal de 0,09%, a 17.473,99 pontos.

Sondagem privada mostrou que o índice de gerentes de compras (PMI) industrial chinês diminuiu de 50,3 em julho para 49,2 em agosto, ficando abaixo da marca de 50 que indica contração da atividade e atingindo o menor nível em um ano e meio. O número desanimador vem num momento em que a região asiática lida com novos surtos ocasionais de covid-19.

O comportamento misto da Ásia veio também após as bolsas de Nova York caírem levemente ontem, em meio a ajustes no último dia de negócios de agosto.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho nesta quarta, embora tenha reduzido perdas após a publicação de dados de crescimento do país melhores do que o esperado. O S&P/ASX 200 caiu 0,10% em Sydney, a 7.527,10 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?