Tecnologia

Brasil e Guatemala assinarão acordo para registro da raça girolando

Brasil e Guatemala assinarão acordo para registro da raça girolando

Fazenda do Basa: o melhor do girolando e gir leiteiro

Mais um país da América Latina assinará acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para realizar com exclusividade o Serviço de Registro Genealógico da raça leiteira criada no Brasil. Durante a Expoleche 2018 e a Semana do Ganadero, que acontecerá de 13 a 18 de novembro na cidade da Guatemala, a associação brasileira assinará o termo de cooperação técnica com a Associação de Gir e Girolando da Guatemala (Asogyr). Os técnicos da entidade guatemalteca iniciarão esta semana um treinamento sobre o registro de animais Girolando, raça que surgiu na década de 1940 no Brasil a partir do cruzamento do Holandês com Gir Leiteiro. O técnico e gerente do Brazilian Girolando, Marcello Cembranelli, ministrará o treinamento até o dia 12 de novembro em fazendas da Guatemala, quando os animais também serão registrados.  No mês passado, o mesmo termo de cooperação técnica foi assinado com a Bolívia e Equador.

Recentemente, Brasil e Guatemala assinaram protocolo sanitário permitindo a exportação de embriões e sêmen, o que deve alavancar as exportações para aquele país e melhorar a qualidade genética do rebanho Girolando guatemalteco. E, segundo Cembranelli, a Expoleche será uma oportunidade de divulgar a raça Girolando bem como os produtos e serviços do agronegócio brasileiro. Participarão da Expoleche mais de 110 expositores de vários segmentos do agronegócio, provenientes de diversos países, como Brasil, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México e Guatemala. Estarão em exposição 500 animais de 13 raças diferentes oriundos de 50 fazendas guatemaltecas. Os organizadores esperam receber 40 mil visitantes.

A Expoleche será o último evento internacional do ano do projeto Brazilian Girolando, idealizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em parceria com empresas e fazendas. O Brazilian Girolando terá um estande na Expoleche. No dia 17 de novembro, a partir das 14h, Cembranelli comandará o julgamento da raça Girolando. Ele também julgará durante o evento a raça local da Guatemala Leiteiro Tropical.