São Paulo, 10 – As exportações de feijões e pulses do Brasil para a Índia resultaram em faturamento de US$ 101,7 milhões no ano passado, informou em nota o Ministério da Agricultura, que tem feito esforços para ampliar este mercado no exterior para produtores brasileiros. Segundo a pasta, este montante representa mais do que o dobro da média dos três anos anteriores, de 2018 a 2020.

A Índia adquiriu principalmente o feijão caupi e o feijão rajado, mas apesar da exportação em alta, o Brasil ainda participa pouco do mercado indiano de pulses, com cerca de 5% do total adquirido pelo país do sul da Ásia.

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As pulses mais exportadas pelo Brasil para a Índia são o feijão caupi e o feijão rajado. A desvalorização do Real frente ao Dólar, a flexibilização das regras de importação pela Índia e a oferta destes feijões no Brasil favoreceram essa expansão.

“Esses feijões e pulses exportados para a Índia não são de grande consumo no Brasil. Portanto, essas exportações não têm impacto direto no abastecimento interno”, diz o adido agrícola em Nova Deli, Ângelo Queiroz. “Os negócios, porém, oferecem uma importante fonte alternativa de renda aos produtores de feijão que podem, através da diversificação, diminuir o risco climático e de mercado.”