O campeonato Modelo Frigorífico, que retornou à pista da ExpoZebu este ano, teve a participação das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. Todos os animais inscritos são machos de 16 a 20 meses, participantes de algum programa de melhoramento genético e classificados no máximo em TOP 20%.

O julgamento aconteceu na quinta-feira (04/05) sob o comando do jurado Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo, auxiliado por Érica Priscila. “Esse julgamento é um pouco diferente do tradicional porque foca em características econômicas que garantem mais rentabilidade à indústria frigorífica, como: desempenho, rendimento e terminação. O animal precisa apresentar equilíbrio entre elas. Uma vez que o zebu apresente essas características de forma equilibrada passa a ser a primeira opção do pecuarista, pois é a garantia de maiores ganhos por eficiência.”, diz o jurado.
Para o gerente de pecuária Nielce Crispim, o campeonato Modelo Frigorífico traduz a real finalidade de qualquer raça, que é a produção e carne com qualidade. O presidente da Associação dos Criadores de Brasil do Brasil (ACBB), Adalberto Cardoso, também aprovou a volta da competição e acredita que no próximo ano a participação das raças será ainda maior.
Confiram os vencedores:
Brahman: Mister  BR 1270,  de Mary Lúcia Gomes Cardoso
Guzerá: Torião J.A., de Paulo Emílio Almeida Carneiro
Nelore: Gaiado 1 HVP,  de Jaime Pinheiro
Nelore Mocho: Tripodi ER do FSN, de  Evandro Reis da Silva Filho
Sindi: Cravo Camparino, de José Humberto Villela Martins
Tabapuã: Textil Fiv de Tapabuã, de  Gustavo Oliveira de Souza