O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira que a autoridade monetária fará uma chamada a mercado para desenvolver produtos ligados à Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês), que no Brasil deve se chamar real digital. O intuito do BC foi adiantado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) no início de outubro.

“Para avançar com segurança é necessário fazer testes”, disse o presidente nesta terça-feira, durante o 7º evento online sobre o Real Digital: Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes, realizado pelo BC. “Os riscos e as oportunidades devem ser avaliados constantemente”, acrescentou.

Segundo Campos Neto, o desafio será o de contar com potenciais casos e usos do real digital e, para isso, participantes do mercado e instituições com interesse em desenvolver produtos com base no real digital estão convidados a participar.

Será avaliado pelo BC não apenas o uso do real digital em questões práticas, mas também a sua viabilidade tecnológica. “Tenho certeza de que chegaremos a uma solução que beneficie a todos na sociedade.”

O grupo de trabalho sobre o tema começou em agosto do ano passado, mas ainda não há uma data para o início da implantação da CBDC brasileira.