Notícias

Campos Neto diz que participará da COP26 e prega mensagem responsável

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que é muito importante que o governo passe mensagem responsável com o meio ambiente e que, inclusive, vai participar da Conferência do Clima (COP26). Segundo Campos Neto, ele tem participado de diversas reuniões com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

“Precisamos arrumar nossa narrativa nessa área”, disse Campos Neto, em seminário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Esfera, que contou também com participação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Campos Neto destacou que é importante a participação do BC porque o tema influencia o fluxo financeiro, de câmbio e o funding de longo prazo.

A COP26 ocorre em novembro, em Glasgow, no Reino Unido. O presidente do BC mencionou os combustíveis renováveis e o crédito de carbono voluntário. Segundo Campos Neto, é preciso avançar no mercado de crédito de carbono organizado, mas que imposto de carbono deveria ser evitado, principalmente em países como o Brasil. “Mas a parte de precificação é natural e está avançando.”

Nesse sentido, Lira reforçou que há compromisso com o meio ambiente e que a percepção negativa sobre o tema “machuca”.

O presidente da Câmara disse que espera que, a partir de setembro, com “a diminuição de algumas pautas que são mais complicadas”, possa levar a plenário o projeto do crédito de carbono.

“A Câmara está se debruçado sobre dois projetos e vem discutindo muito já internamente”, afirmou. “É um ativo importante para o País, principalmente, a floresta em pé”, disse o presidente da Câmara. “Nós somos um País que temos em torno de 62% ainda das florestas em todo nosso território nacional e essa narrativa machuca. Eu tenho certeza que antes da COP, o Congresso poderá sair ouvindo a todos discutindo, votar a matéria para que a gente chegue lá com altivez mudando um pouco essa visão, da percepção de mundo com relação à imagem que tem sido vendida do Brasil nos últimos dois ou três anos.”

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais