São Paulo, 05 – O faturamento da Capal Cooperativa Agroindustrial deve crescer 17% em 2018, para R$ 1,4 bilhão, ante R$ 1,2 bilhão em 2017, informou, em nota, a entidade, que tem sede em Arapoti (PR).

O diretor-financeiro da Capal, Marco Rumen, destaca que, mesmo com todas as dificuldades que o Brasil atravessou, a cooperativa conseguirá completar o ano realizando o que foi planejado. A exceção, informa ele, é o setor de carne suína, mas que também traz uma expectativa melhor para 2019. “O ânimo dos investidores está maior no Brasil. Além disso, a Rússia começou a abrir mercado para a carne suína brasileira. Apesar de nem todas as plantas do País terem sido ainda contempladas, essa abertura começa a desafogar o mercado interno”, avalia Rumen.

A Capal, com atuação no Paraná e São Paulo, conta atualmente com cerca de 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, sendo que o setor agropecuário contribui com 70% das operações da cooperativa, que produz mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo.