Tecnologia

Carne de búfalo é 50% mais magra do que a de boi

Crédito: Divulgação/Embrapa

Segundo a Embrapa, de modo preliminar, a média de gordura da carne de bubalinos é de 1,29%. Já no caso da bovina, esse percentual atinge 2,25% (Crédito: Divulgação/Embrapa)

Estudos desenvolvidos pela Embrapa no Rio Grande do Sul apontam que a carne de búfalo é quase 50% mais magra do que a bovina.

Segundo a Embrapa, de modo preliminar, a média de gordura da carne de bubalinos é de 1,29%. Já no caso da bovina, esse percentual atinge 2,25%.

A pesquisa contou com a análise físico-químicas das carnes de 50 animais da raça Murrah.

+ Novos certificados zoossanitários agilizam exportação de gado e búfalos
+ Embrapa instala unidade de demonstração de búfalos no Marajó
+ Troca de abelha rainha mantém a produtividade da colmeia 

Por outro lado, a maciez, que se baseia em testes de cisalhamento da fibra muscular, da carne dos bubalinos foi baixa. Para os pesquisadores, esta rigidez está associada à idade dos animais testados, que era de mais de 27 meses. Eles acreditam que novilhos com cerca de 18 meses apresentariam a maciez ideal.

“Esse dado provavelmente se deve à idade avançada dos animais, que possuíam mais de 27 meses. Acreditamos que, em se tratando de novilhos, com cerca de 18 meses, a maciez seria maior, o que iremos avaliar também”, completa.

Segundo os pesquisadores, a carcaça também apresenta rendimento semelhante aos bovino, de 47,7%. Os próximos passo do estudo, que estava em processo no ano passado, é avaliar a qualificação nutricional das carnes de búfalos.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro

Tópicos

búfalos carne magra