Porteira Aberta

Carne suína tem maior procura no exterior

Crédito: Divulgação

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China não é o único fator responsável pela elevação de 13% na exportação de carne suína brasileira para o país asiático, conforme dados da plataforma ComexStat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A alta também coincide com o surto da Peste Suína Africana (PSA), que obrigou países da Ásia a abaterem milhares de animais para evitar a propagação do vírus pelo mundo.
Segundo o pesquisador do Departamento de Análises e Estudos Estratégicos da Embrapa, Mário Alves Seixas, a expectativa é muito positiva para o setor de proteína animal brasileira, com previsões de preços altos e forte demanda de exportação. “Para 2020 nós estimamos que o Brasil continuará sendo o maior exportador mundial de carne e de aves. Estima-se também um aumento da produção de carne suína bem considerável”.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (APBA), Ricardo Santin, afirma que a recuperação dos países acometidos pela PSA será longa. “A lacuna produtiva na China e em outros países da Ásia deverão perdurar. A recuperação deve demandar, ao menos, mais três anos, caso não surjam novos focos.”

sementes
Hortaliças resistentes

Divulgação

 

Com previsão de realizar este ano cerca de 100 ensaios nas unidades de Mossoró (RN), Guimarânia (MG) e Ituporanga (SC), a Agristar do Brasil, uma das maiores empresas de sementes de hortaliças e frutas do País, está ampliando sua estação experimental em Santo Antônio de Posse (SP). “Isso possibilitará testar mais materiais para que possamos levar ao produtor rural variedades cada vez mais produtivas, de alta qualidade genética e resistentes às pragas e doenças comuns às culturas”, diz Maurício Coutinho, diretor de Desenvolvimento de Produtos da empresa.

melhoramento
Mais pepinos para o Brasil

Divulgação

 

Tikara, Zebu e Vectra são três variedades de pepinos híbridos que fazem parte da linha Superseed, da Agristar, voltada para melhorar a resistência das plantas de acordo com as necessidades de cada região do País. “A beleza do produto é muito importante e isso ele tem muito, além da produtividade, que esse ano foi especialmente alta”, diz o produtor Márcio Ferreira Pereira, que planta pepinos há 22 anos em Sumidouro (RJ).

biotecnologia
Fertilizante responsável

Divulgação

 

A empresa de biotecnologia SuperBAC lançou uma nova solução capaz de acelerar a decomposição da matéria orgânica, aumentar a eficiência na disponibilidade de nutrientes, melhorar a capacidade de enraizamento e promover as características químicas e biológicas do solo. “A missão da SuperBAC é oferecer aos produtores rurais fertilizantes mais eficientes, que consigam proporcionar mais qualidade e rentabilidade nas colheitas, sem prejuízos ao ecossistema”, diz o CEO Luiz Chacon.

leilão digital
Compra e vendas de animais via aplicativo

A pandemia suspendeu a realização de leilões de gado. Uma alternativa para comprar e vender animais é o aplicativo Compre Gados, que já registra mais de R$ 500 milhões em anúncios dentro da plataforma e mais de R$ 122 milhões em negócios envolvendo, até meados de maio, 61 mil animais. O idealizador do aplicativo, o empreendedor paulista Ciro Thiago Neto, explica que os leilões presenciais já vinham perdendo espaço no Brasil e que os leilões virtuais têm ganhado força. “Pelo aplicativo você não tem o custo que gera um leilão, de logística para transportar esses animais e pelo desgaste que esses deslocamentos causam ao animal”, diz Ciro.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro