A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove nesta sexta-feira (29), em Ipiaú (BA), a formatura de mais uma turma do curso Jovem Empreendedor Rural. Trinta e quatro jovens (22 homens e 12 mulheres) vão receber os certificados de conclusão do curso. Ao todo, a Ceplac já capacitou 470 jovens agricultores no sul da Bahia.
Ente os objetivos do curso, que já está em sua 12ª edição e é oferecido pelo Centro de Extensão Rural da Ceplac, está o de incentivar os jovens a se tornarem empreendedores rurais, a fim de que consigam gerar mais emprego e renda no campo. Com isso, eles vão permanecer na atividade rural e não precisarão migrar para as cidades. Além de assistência técnica, o curso também oferece noções de acesso ao crédito agrícola em instituições financeiras e de organização da comunidade rural.
Segundo o diretor da Ceplac, Sérgio Murilo, um dos maiores desafios da agricultura é manter o jovem no campo, assegurando-lhe oportunidades, já que os centros urbanos representam maiores expectativas de empregos. “Se preparado, o jovem poderá criar oportunidades no campo e gerar renda significativa.”
O curso associa teoria e prática, discutindo temas como políticas públicas no contexto do desenvolvimento rural sustentável; modernização da cacauicultura, diversificação agrícola (fruticultura, bovinocultura, associativismo e cooperativismo); compostagem orgânica; gestão sustentável da produção verticalização da produção; e legislação ambiental.
Os participantes do curso são selecionados pela equipe de técnicos da Extensão Rural da Ceplac e das secretarias de Agricultura dos municípios. Fonte: Ascom.