Economia

China diz que frango brasileiro está contaminado com coronavírus

Crédito: Reprodução/Aurora

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o documento chinês aponta que outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos (Crédito: Reprodução/Aurora)

Na manhã de hoje (13), foi publicada nota no site do município de Shenzhen, na China, com informações da autoridade sanitária local sobre uma suposta detecção de ácido nucleico do coronavírus na superfície de uma amostra de asa de frango congelada, oriunda de um lote importado do Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o documento chinês aponta que outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos.

+ Agricultura divulga relatório final sobre contaminação das cervejas da Backer
+ Exportação de proteínas bovina e suína teve alta em julho; a de frango caiu 

A Aurora Alimentos, uma das maiores do Brasil na produção de Frango, localizada em Santa Catarina, confirmou que pertence à empresa o lote mencionado pelas autoridades chinesas, segundo o site da Época. A companhia garantiu que já está tomando as devidas providências para coletar informações sobre o caso com o governo da China.

Segundo o Mapa, o Escritório de Prevenção e Controle de Epidemiologia de Shenzhen informou que todas as pessoas que manusearam ou entraram em contato com o material testaram negativo para a covid-19.

O Mapa informou que até as 11h50 desta manhã, quando publicou nota, não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência.

Segundo a Pasta, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que não há comprovação científica de transmissão do vírus da covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro