Que o futebol é a paixão dos brasileiros o mundo já está careca de saber. Mas é durante a Copa do Mundo Fifa 2014, entre junho e julho, que os 3,7 milhões de turistas estrangeiros esperados nas cidades-sede do Mundial estão aprendendo que as partidas de futebol ficam mais apetitosas quando acompanhadas pelo legítimo churrasco na brasa. A Marfrig Global Foods, de São Paulo, uma das maiores processadoras brasileiras de proteínas animais e patrocinadora oficial da Copa do Mundo Fifa, é quem está levando aos estádios de futebol o típico churrasco brasileiro, regado a diferentes tipos de carne, molho barbecue e farofa. Segundo Rodrigo Vassimon, diretor de Food Service, Varejo e Importação da Marfrig, o objetivo é mostrar ao mundo a qualidade da carne produzida no Brasil. “O churrasco faz parte da cultura brasileira”, diz Vassimon. “Vamos mostrar ao mundo que, além do futebol, o brasileiro também é apaixonado por churrasco.”

São oferecidos aos torcedores carnes bovina, de frango e linguiça das marcas Bassi, Montana e Marfrig Beef. “A abrangência do mundial também é uma oportunidade para mostrarmos a qualidade dos nossos produtos”, diz Vassimon.

As porções do churrasco oficial da Copa são comercializadas por R$ 15 e, entre as opções oferecidas nos estádios, a bovina tem sido a preferida dos torcedores, respondendo por 50% das vendas. Ainda de acordo com Vassimon, a empresa estima que até o fim do Mundial sejam comercializadas 500 mil porções de churrasco, vendidas em forma de petisco. Para isso, a Marfrig contratou 220 churrasqueiros. “Os produtos do churrasco oficial na Copa têm rastreabilidade em todo o processo, com garantia de origem Marfrig”, diz o diretor de Food Service. 

Com isso, ganham a pecuária e a economia brasileira. Afinal de contas, desde o início do certame a variação de preços da carne bovina no atacado tem sido positiva. De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), entre a última semana de maio e a primeira de junho os preços aumentaram 0,62%. Por conta da demanda em alta, os supermercados paulistas esperam faturar quase R$ 2 bilhões extras com o mundial. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os churrascos promovidos pelos torcedores devem ser um dos principais fatores para o crescimento das vendas.