Notícias

Chuva dá trégua no RS e plantio da safra de verão avança

São Paulo, 14 – O clima na última semana favoreceu o plantio da safra de verão no Rio Grande do Sul, com dias ensolarados e temperaturas amenas, segundo a Emater. A lavoura de milho já ocupa 81% da área projetada para esta safra, de 771.578 hectares. No caso da soja, o plantio atinge 28% da área prevista, de 5,956 milhões de hectares. A semeadura do arroz chega a 64% da área prevista para o Estado, de 961.377 hectares.

“O tempo instável tem provocado atrasos na implantação da cultura, quando comparada com a evolução ocorrida na safra passada que, no período, já apresentava 88% do arroz semeado”, disse a Emater em nota.

No Rio Grande do Sul, 80% das lavouras de trigo foram colhidas. “Em todas as regiões produtoras, a manutenção da alta umidade no solo e os grandes volumes de precipitação dificultaram a colheita. Lavouras colhidas apresentaram rendimentos regulares, mas com baixa qualidade do produto colhido. Na região de Ijuí, o produto colhido no final de semana apresentou PH entre 70 e 73 e, algumas lavouras, o PH está abaixo de 70.”