Economia

Cidade paranaense desconta até 50% no IPTU de quem adotar cães de rua

Crédito: Divulgação

As prefeituras de Belo Horizonte (MG) e Quinta do Sol (PR) criaram descontos especiais para os cidadãos no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Desde 1993, há, na capital mineira, uma isenção no imposto para os donos de imóveis que tenham áreas verdes preservadas. Classificadas como “Reservas Particulares Ecológicas (RPE)”, a lei abrange espaços que possuam condições naturais primitivas ou semiprimitivas, além de alguma preservação de fauna ou flora nativas.

Para conseguir a isenção, é necessário solicitar uma avaliação da prefeitura para que um técnico ambiental reconheça o “valor ecológico” da propriedade. O dono ainda precisa manter a área preservada para continuar com o abono da taxa.

De acordo com levantamento publicado pela prefeitura de Belo Horizonte, em 2017, a cidade contava com 11 RPEs legalmente instituídas. Estes espaços correspondem a um total de 291 mil m² em termos de áreas protegidas.

Além disso, o município oferece isenção total no IPTU para ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. É necessário comprovar a participação na operação bélica e ter o imóvel no seu nome. As cidades de Fortaleza (CE) e Maceió (AL) também disponibilizam essa isenção.

Já a prefeitura de Quinta do Sol estabeleceu o Programa de Resgate de Cães de Rua. O objetivo é incentivar a adoção de cães de rua na cidade, possibilitando uma redução de até 50% sobre o IPTU.

O desconto, válido já neste ano, se dá de acordo com o tamanho do animal: 50% para cães de grande porte, 40% para médio porte e 30% para pequeno porte.

De acordo com as normas, o cidadão que adotar um animal no programa terá acompanhamento de profissionais da cidade para garantir que o animal esteja sendo realmente bem tratado.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?