Uma equipe de cientistas liderada pelo biólogo molecular de plantas Fang-Qing Guo, da Academia Chinesa de Ciências, realizou um estudo sobre como melhorar o processo de fotossíntese das plantas. A modificação genética funcionou para a mostarda, tabaco e arroz , sugerindo que qualquer planta de cultivo poderia ter um ganho de resistência ao calor e melhor produtividade com o método.

À medida que as plantas convertem a luz solar em açúcar, suas células podem ser prejudicadas com os subprodutos químicos da fotossíntese. Quanto mais quente o clima, maior a probabilidade de o processo ficar descontrolado. A pesquisa foi divulgada na revista Science.

+ Preços do café, milho, arroz, soja e trigo sobem em março, diz Cepea
+ Arroz tem melhor produtividade com temperatura externa entre 17ºC e 34ºC, diz estudo

O estudo alterou as culturas para que possam reparar melhor os danos causados ​​pelo calor. A mudança também tornou as plantas mais produtivas durante temperaturas normais. Os testes mostraram que o arroz transgênico plantado rendeu 8% a 10% mais grãos do que as plantas de controle.

Já na temperatura normal, as três plantas tiveram um desempenho superior. No campo, o arroz transgênico produziu até 20% mais grãos, enquanto o tabaco teve um aumento de 48%. A equipe planeja mais testes do mecanismo onde o principal objetivo é aumentar o rendimento do arroz.