Cientistas criam arroz geneticamente modificado para resistir às ondas de calor

Uma equipe de cientistas liderada pelo biólogo molecular de plantas Fang-Qing Guo, da Academia Chinesa de Ciências, realizou um estudo sobre como melhorar o processo de fotossíntese das plantas. A modificação genética funcionou para a mostarda, tabaco e arroz , sugerindo que qualquer planta de cultivo poderia ter um ganho de resistência ao calor e melhor produtividade com o método.
À medida que as plantas convertem a luz solar em açúcar, suas células podem ser prejudicadas com os subprodutos químicos da fotossíntese. Quanto mais quente o clima, maior a probabilidade de o processo ficar descontrolado. A pesquisa foi divulgada na revista Science.
+ Preços do café, milho, arroz, soja e trigo sobem em março, diz Cepea
+ Arroz tem melhor produtividade com temperatura externa entre 17ºC e 34ºC, diz estudo
O estudo alterou as culturas para que possam reparar melhor os danos causados pelo calor. A mudança também tornou as plantas mais produtivas durante temperaturas normais. Os testes mostraram que o arroz transgênico plantado rendeu 8% a 10% mais grãos do que as plantas de controle.
Já na temperatura normal, as três plantas tiveram um desempenho superior. No campo, o arroz transgênico produziu até 20% mais grãos, enquanto o tabaco teve um aumento de 48%. A equipe planeja mais testes do mecanismo onde o principal objetivo é aumentar o rendimento do arroz.
Veja também
+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?