Recompensadas com petiscos, as vacas podem ser treinadas para usar o banheiro. Um estudo publicado na Current Biology acredita que esse aprendizado pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a contaminação do solo e da água.

Batizado de treinamento “MooLoo”, o estudo, que envolveu 16 vacas, mostrou que os bezerros tiveram um nível de desempenho comparável ao das crianças. Levou apenas 15 dias para treinar os bezerros jovens.

+ Abate de vacas e novilhas é o menor em um primeiro trimestre desde 2003

“As vacas são pelo menos tão boas quanto crianças, de 2 a 4 anos”, disse a autora do estudo Lindsay Matthews, cientista comportamental animal da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, ao site MarketWatch. O estudo foi conduzido na Alemanha.

Os pesquisadores imitaram o treinamento de uma criança, colocando as vacas no curral especial, esperando até que urinassem e, em seguida, dando uma recompensa para elas. Se as vacas urinassem fora do espaço determinado, elas recebiam um jato de água fria. Das 16 vacas que participaram do estudo, 11 se adaptaram ao sistema.

Veja o vídeo: