O Citigroup vendeu seu braço comercial em Taiwan para o DBS Group como parte da estratégia da presidente executiva, Jane Fraser, de simplificar as operações do banco nos Estados Unidos e se concentrar em negócios mais lucrativos. O DBS disse que pagará ao Citigroup em dinheiro o equivalente aos ativos líquidos transferidos para adquirir os negócios taiwaneses do Citi, além de um prêmio de US$ 706,6 milhões.

O Citi Consumer Taiwan tem 2,7 milhões de cartões de crédito, 500 mil clientes de depósito e 45 agências.

No total, o DBS, o maior banco de Cingapura em valor de mercado, injetará cerca de US$ 2,2 bilhões no DBS Taiwan.

O Citigroup anunciou no ano passado um plano para sair de alguns de seus negócios de varejo em 13 países da Ásia-Pacífico e da Europa, procurando “dobrar a riqueza” e operar sua franquia de banco comercial apenas em quatro centros em Cingapura, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Londres.

Na sexta-feira, o Citigroup disse que a venda taiwanesa liberaria cerca de US$ 800 milhões em ações ordinárias tangíveis alocadas e permitiria que o banco invista mais em áreas-chave, incluindo o atendimento a clientes institucionais em Taiwan.