São Paulo, 16 – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vem discutindo, com o Ministério da Agricultura, ações de autocontrole na indústria de carne suína e na alimentação animal, de acordo com nota da entidade.

Ontem, houve uma reunião em Brasília para tratar do assunto. “Discutimos o que deverá ser aprimorado e como deve ser o autocontrole nessas áreas”, comenta a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo. “As instituições do subcomitê vão elaborar um diagnóstico de como está hoje o registro de insumos e aditivos da alimentação animal e propor melhorias e formas de desburocratizar e simplificar o setor.”

Em relação à indústria de carne suína, a CNA relata que o ministério solicitou que a iniciativa privada faça uma proposta indicando as fases para implantação do autocontrole na cadeia produtiva. “A iniciativa privada é que vai desenhar o processo e sugerir as fases de implantação. Vamos trabalhar em conjunto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e elaborar um esboço para ser apresentado em no máximo um mês”, explicou a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat.