Notícias

Colheita da safra 2018/19 de soja avança no Brasil e alcança 88%, diz AgRural

São Paulo, 15 – O Brasil colheu 88% da área cultivada com soja na safra 2018/19, até a última quinta-feira (11), conforme levantamento da consultoria AgRural, divulgado nesta segunda-feira, 15. A área destinada ao plantio da oleaginosa está estimada em 35,9 milhões de hectares. O número representa avanço de 4 pontos percentuais em relação à semana anterior e supera os 85% obtidos no ano passado e da média dos últimos cinco anos.

Segundo a consultoria, os trabalhos de campo continuam concentrados nas áreas de plantio mais tardio na Região Sul e no Norte/Nordeste. “Apesar das chuvas esparsas registradas no fim de semana anterior em alguns pontos do Rio Grande do Sul, a colheita gaúcha segue avançando rapidamente e com boas produtividades”, destaca a AgRural.

Na região do Matopiba, as precipitações frequentes atrasado a colheita e causado problemas pontuais de qualidade. A AgRural pondera, entretanto, que esses problemas pontuais não comprometem a qualidade da safra da região.

A produção brasileira de soja na safra 2018/19 está projetada em 114,6 milhões de toneladas, com produtividade de 53,2 sacas por hectare.

A AgRural divulgará uma nova estimativa de produção na primeira quinzena de maio.