Economia

Colheita da safra 2018/19 de soja entra na reta final e atinge 92%, diz AgRural

Crédito: Divulgação

São Paulo, 22 – A colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil atingia 92% da área plantada até quinta-feira passada (18). O levantamento é da consultoria AgRural, divulgado nesta segunda-feira, 22. Na quinta-feira anterior, o índice atingia 88% na semana anterior, 91% um ano atrás e também 91% na média de cinco anos. Os trabalhos continuam concentrados nas áreas mais tardias da Região Sul e do Norte/Nordeste do País.

No Rio Grande do Sul, as chuvas registradas na semana deixaram o ritmo um pouco mais lento, mas a produtividade é favorável.

Na região do Matopiba (acrônimo formado com as iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o tempo firme favoreceu o avanço das colheitadeiras na semana, informa a AgRural. Nesta reta final, a preocupação dos produtores da região é com áreas que receberam muita chuva no início de abril, quando estavam entrando em maturação. O receio é de que, agora, na colheita dessas áreas, surjam problemas de qualidade causados por aquelas precipitações.

No início de abril, a AgRural elevou sua estimativa de produção de soja na safra 2018/19 do Brasil de 112,9 milhões para 114,6 milhões de toneladas, por causa da melhora das condições climáticas em fevereiro e março.

Mesmo assim, a produção é inferior ao potencial de 121,4 milhões de toneladas, em virtude do tempo quente e seco de dezembro e janeiro, que prejudicou o enchimento de grãos em áreas plantadas mais cedo. A estimativa de produção passará por uma nova revisão na primeira quinzena de maio, informa a consultoria.