São Paulo, 1 – Produtores paranaenses colheram até a segunda-feira 78% da área plantada com milho segunda safra, avanço de 11 pontos porcentuais ante a semana passada, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Conforme o levantamento, as condições das lavouras não mudaram em relação às da semana passada: 46% seguiam em situação boa, 37% em média e 17% em ruim. Da safra ainda no campo, 97% das plantações estão em maturação (2 pontos porcentuais acima do verificado há uma semana) e 3% em frutificação (2 pontos a menos).

O Deral informou também que o plantio da primeira safra do cereal da temporada 2020/21 foi realizado em 9% da área prevista. Há uma semana, abrangia somente 1% da área. Das lavouras no campo, 99% estavam em condição boa até ontem e 1% em situação média. Com relação às fases, 99% estava germinando e 1% em desenvolvimento vegetativo.

+ Preço da saca de milho está 71,1% maior ante agosto de 2019, diz consultoria
+ Exportadores de milho dos EUA relatam vendas de 596 mil t para a China

Quanto às lavouras de trigo, a colheita alcançou 3% da área plantada. A proporção de lavouras em boa situação caiu de 73% para 71% do total na última semana.

As plantações em situação média representam 21%, ante 20% na semana passada, e aquelas em condições ruins somavam 8%, contra 7% uma semana atrás. Ainda de acordo com o Deral, 12% da área com trigo se encontra em desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 39% em frutificação e 36% em maturação.