São Paulo, 25 – A colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou nesta semana para 14% da área estimada, segundo a Emater. Das lavouras, 34% estão em maturação, 44% em enchimento de grãos, 7% em floração e 1% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. Por causa da estiagem prolongada, a estimativa de produtividade é 1.460 quilos por hectare, 55% abaixo da expectativa inicial. “Nas regiões oeste e norte do Estado, onde a produtividade permanece muito baixa, houve crescimento das solicitações de cobertura de seguros privados e Proagro”, informou a Emater em nota.

Com os produtores voltados para a retirada da soja, a colheita do milho evoluiu pouco na semana, de 68% há sete dias para 72% da área. Das lavouras, 16% estão em fase de maturação, 7% em enchimento de grãos, 3% em floração e 2% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. A produtividade média estimada se aproxima de 3.500 kg/ha, quebra de 55% em relação ao esperado.

A colheita do milho silagem evoluiu para 67% da área cultivada no Estado. A produtividade alcançada é 53% inferior à estimada inicialmente, “rendendo cerca de 20 t/ha de massa verde ensilada”, informou a Emater.

Já a colheita de arroz alcançou 36% dos cultivos. Das lavouras, 47% estão em maturação, 16% em enchimento de grãos e somente 1% ainda está em fase de floração. A produtividade estimada é de 7.800 kg/ha, com pequena redução da inicial, decorrente das condições de estiagem e do calor excessivo durante o ciclo da cultura, disse a Emater.