Economia

Colheita da soja chega a 11,2% de lavouras em MT, diz Imea

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão bem atrás dos 44,5% de igual período da temporada passada (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

São Paulo, 8 – A colheita de soja da safra 2020/21 avançou 6,49 pontos porcentuais na última semana e atingiu 11,2% da área plantada em Mato Grosso. Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão bem atrás dos 44,5% de igual período da temporada passada e da média dos últimos cinco anos, de 32,5%, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A retirada dos grãos do campo está mais adiantada no norte mato-grossense, onde foi realizada em 24,36% das plantações, e no oeste, com 14,9% da área colhida.

+ Estiagem pode ter apodrecido vagens de soja em Mato Grosso

Em relação à safrinha de milho, o plantio avançou 6,1 pontos porcentuais e chegou a 8,23% da área prevista no Estado, conforme o Imea. Há um ano, contudo, a semeadura havia sido realizada em 38,94% da área estimada. A média de cinco anos, de 29%, também é superior ao número atual. As regiões norte, com 18,3% da área cultivada, e nordeste, com 12,2%, são aquelas em que a semeadura está mais avançada.

Algodão

A semeadura do algodão da safra 2020/21 alcançou 59,5% da área em Mato Grosso nesta semana, avanço de 27,81 pontos porcentuais em relação à semana passada, segundo levantamento do Imea. Os trabalhos seguem bem atrás do verificado há um ano, quando estavam finalizados em 98,2% da área, e da média dos últimos cinco anos, de 84,66%. A semeadura está mais adiantada no nordeste do Estado, onde atinge 71,74% da área prevista, e gira em torno de 63% das lavouras no noroeste e no oeste mato-grossenses.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?