São Paulo, 17 – A colheita de milho da safra 2019/20 na Argentina atingiu 90,4% da área total prevista, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em relatório semanal. O número representa avanço de 4 pontos porcentuais na semana e de 29,4 pontos porcentuais em relação à temporada anterior.

Até agora, foram colhidos cerca de 45,7 milhões de toneladas do cereal, informou a Bolsa, que manteve a estimativa de produção total em 50 milhões de toneladas.

+ Sindag: ação contra nuvem de gafanhotos na Argentina é considerada satisfatória
+ Grãos: colheita de milho 2019/20 na Argentina está 78,3% concluída 

A produtividade média nacional está em 8,25 toneladas por hectare. “Boas condições de tempo permitem que a colheita do cereal avance em bom ritmo em grande parte do país”, relatou a Bolsa.

A Bolsa de Cereais informou também que o plantio de trigo da safra 2020/21 alcançou 91,3% da área prevista, um avanço de 4,5 pontos porcentuais ante a semana anterior e um atraso de 0,8 ponto porcentual em relação à época correspondente do ano passado.

“A janela de plantio termina e o déficit hídrico impede a incorporação da área restante em diferentes pontos do Norte e do Centro da região agrícola”, observou a entidade.

No entanto, as condições favoráveis à semeadura nas províncias de Buenos Aires, La Pampa e Entre Ríos incentivaram a semeadura, pondera a bolsa, compensando a redução de área nas regiões afetadas por seca. Diante desse cenário, a bolsa manteve a previsão de área semeada com trigo em 6,5 milhões de hectares.