Chicago, 15 – A colheita da safra 2018/19 de milho nos Estados Unidos atingiu 39% da área plantada na semana passada, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura do país (USDA). Apesar do avanço de apenas 5 pontos porcentuais em relação à semana anterior, os trabalhos de campo ainda estão adiantados em relação ao período correspondente do ano passado (27%) e à média dos cinco anos anteriores (35%).

Segundo o USDA, 68% da safra de milho apresentava condição boa ou excelente até o último domingo (14), sem variação ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 65%. Além disso, 96% das lavouras estavam maduras, ante 91% na média de cinco anos.

Já a colheita de soja estava em 38% até o último domingo, ante 47% há um ano e 53% na média dos cinco anos anteriores. O USDA disse que 66% da safra estava em condição boa ou excelente, uma piora de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Há um ano, essa parcela era de 61%. O USDA informou ainda que 95% da safra tinha queda de folhas, em comparação a 92% na média de cinco anos.

A semeadura do trigo de inverno atingiu 65%, ante 58% há um ano e 67% na média de cinco anos. O USDA disse também que 44% da safra emergiu, ante 41% na média de cinco anos.

Quanto ao algodão, 32% da safra já foi colhida, ante 25% na média de cinco anos e 30% um ano atrás. A qualidade da safra piorou, refletindo em boa parte os danos causados pelo furacão Michael na Geórgia. Segundo o USDA, 35% das plantações apresentavam condição boa ou excelente, ante 42% na semana anterior. Um ano atrás, 58% tinham condição boa ou excelente. Até domingo, 85% da safra tinha abertura de maçãs, ante 83% na média de cinco anos. Fonte: Dow Jones Newswires.