Geral

Colheita de soja atinge 1% no PR, diz Deral; 10% do milho verão está colhido

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Em igual semana do ano passado (até 4 de fevereiro), 4% da soja estava colhida (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

São Paulo, 9 – A colheita da safra 2020/21 de soja no Paraná atingiu 1% da área até a segunda-feira, 8, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura. Em igual semana do ano passado (até 4 de fevereiro), 4% da soja estava colhida. Existem áreas colhidas em Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa.

A situação das lavouras de soja teve leve piora, com a proporção de plantações em situação boa a excelente caindo de 77% para 76% em uma semana. Da soja no campo, 67% das lavouras estão em frutificação, 20% em maturação, 13% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo. O plantio de soja em segunda safra avançou de 65% para 86% da área prevista na última semana.

+ Colheita da soja chega a 11,2% de lavouras em MT, diz Imea

A colheita de milho verão atingiu 10% da área, avanço de 8 pontos porcentuais ante a semana anterior. Em igual semana do ano passado, 4% das lavouras estavam colhidas. A proporção de lavouras em boa situação também piorou na comparação semanal, de 71% para 69%. Segundo o Deral, 48% das lavouras estão em frutificação, 45% em maturação, 6% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.

O plantio de milho de segunda safra atingiu 3%, ante 1% na semana anterior. Em igual semana de 2020, 7% do milho safrinha estava semeado. O porcentual de lavouras em situação boa subiu de 90% para 95%. Conforme o relatório, 65% das plantações estão em germinação e 35% em desenvolvimento vegetativo.

A colheita de feijão primeira safra também avançou para 86% da área, em comparação com 72% na semana passada, enquanto o plantio do grão em segunda safra avançou 16 pontos porcentuais, para 32% da área.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?