São Paulo, 16 – A colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil atingiu 88,9% da área plantada até a sexta-feira, 12, ante 83,0% na semana anterior, informou a consultoria Datagro, em relatório divulgado nesta terça-feira, 16. “Mesmo com registro de chuvas sobre parte importante da região produtora de soja do País, a colheita da oleaginosa avançou de forma significativa”, apontou a consultoria.

O porcentual colhido supera os 86,0% de igual período do ano passado, os 87,0% de 2016 e 2015 (anos em que a colheita também ocorreu de forma acelerada) e os 86,6% da média de cinco anos.

A colheita da safra verão de milho alcançou 83,0% da área na região Centro-Sul, ante 73,1% na semana anterior. O ritmo está acima dos 80,0% observados em igual momento de 2018, mas abaixo dos 88,0% de 2017 e dos 84,7% da média de cinco anos.

USDA

Segundo a Datagro, os dados do relatório de oferta e demanda divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na semana passada foram positivos para os preços da soja e negativos para as cotações do milho e do trigo.

No caso da soja, o corte nos estoques finais dos EUA, enquanto o mercado previa um aumento, e o aumento abaixo do esperado dos estoques globais deram sustentação aos preços, mas o incremento na safra do Brasil amenizou o suporte.

Em relação ao milho, a elevação maior do que a prevista nos estoques dos EUA e mundiais e o aumento maior do que o esperado nas safras do Brasil e Argentina são baixistas para os preços. Já para o trigo, a expectativa do USDA para os estoques norte-americanos e globais pesa sobre as cotações, segundo a consultoria.