São Paulo, 14 – A colheita de soja no Brasil atingiu 64% da área cultivada na safra 2021/22 até quinta-feira da semana passada, dia 10, informou, nesta segunda-feira, 14, a consultoria AgRural. Na quinta-feira anterior, a colheita estava em 55% da área e, em igual período do ano passado, em 46%.

De acordo com a consultoria, em Mato Grosso os trabalhos já estão quase encerrados, mas o excesso de chuvas causa problemas de qualidade e em Goiás e Mato Grosso do Sul a colheita está “na reta final”.

+ EUA vendem 2,2 milhões de t de soja da safra 2021/22 na semana, diz USDA

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o ritmo melhorou na semana passada em razão do maior número de áreas prontas e do tempo mais seco – de acordo com a AgRural, o rendimento das lavouras já colhidas é positivo. “No outro extremo do País, as primeiras áreas colhidas do Rio Grande do Sul confirmam a quebra de safra no Estado, com produtividades entre 2 e 15 sacas por hectare em alguns talhões”, afirma a nota da consultoria.

Milho

Em relação à safra de inverno de milho, a AgRural informa que o plantio já cobria 94% da área prevista no Centro-Sul do País até o dia 10, ante 81% na semana anterior e 74% um ano atrás. O movimento foi intenso na semana porque o fim da janela ideal vem se aproximando nas regiões mais tardias, que plantam o grão até 15 de março. A colheita do milho verão, por fim, chegou na mesma data a 52% da área do Centro-Sul, ante 41% em igual período do ano passado.