São Paulo, 9 – A colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira 50% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa atraso de 7 pontos porcentuais ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 57% da área.

Na comparação semanal, a área colhida avançou 10 pontos porcentuais. O ritmo dos trabalhos está em linha com a média de cinco anos.

+ Escassez de chuvas afeta colheita de soja na Argentina, mas a de milho avança
+ USDA aumenta em 1,1 milhão de t previsão para safra de soja da Argentina
+ Colheita de soja atinge 54% da área no PR; plantio de milho safrinha alcança 72% 

Conforme a consultoria, Mato Grosso avança para a reta final e deve encerrar a colheita já nesta semana, enquanto outros Estados aceleram para tirar o atraso herdado das chuvas irregulares do último trimestre de 2019.

Paralelamente, os produtores correm com o plantio da segunda safra de milho, que chegou a 80% da área prevista para o Centro-Sul do País, em linha com a média de cinco anos graças ao ritmo forte de Mato Grosso.

Na semana passada, a AgRural enviou para seus clientes a revisão mensal da estimativa de produção de soja.

Com um terceiro corte consecutivo no Rio Grande do Sul por causa do tempo quente e seco, a produção do Brasil caiu em relação aos 125,6 milhões de toneladas estimados no início de fevereiro.