São Paulo, 18 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluíram um plano para realizar o mapeamento da soja e do milho nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Pará.

Conforme comunicado da Conab, a partir deste mês, até março de 2021, os técnicos da Companhia estarão em campo nas principais regiões produtoras desses Estados para coletar informações dos cultivos, como registro e localização geográfica, identificação das culturas, fases do desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite.

+ Conab: café terá safra recorde em 2020
+ Café/Conab: 4ª estimativa da safra 2020 indica recorde de 63,08 milhões de sacas

O objetivo é fazer, inicialmente, o mapeamento da soja nessas regiões. A ideia é avançar para outras localidades produtoras do Brasil.

A previsão da Conab é que, a partir de maio, já sejam produzidos os primeiros resultados da estimativa de área e o mapeamento, informações que acreditam possam contribuir para o aprimoramento dos estudos de estimativas de área e conhecer a localização geográfica da produção da leguminosa nesses Estados.