Economia

Conab inicia fiscalização dos estoques públicos nesta segunda-feira

Conab inicia fiscalização dos estoques públicos nesta segunda-feira

São Paulo, 19 – A 9ª etapa de fiscalização dos estoques governamentais armazenados por empresas contratadas pelo governo federal e Unidades Armazenadoras próprias da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa nesta segunda-feira, 19, em todas as regiões do País.

Serão inspecionadas cerca de 800 mil toneladas de produtos como arroz, café, milho, trigo, sacarias, embalagens e diversos itens beneficiados ou manufaturados. Os fiscais visitarão 179 unidades armazenadoras em todo o País, informa a Conab, em comunicado.

A fiscalização de estoques governamentais tem como finalidade essencial a apuração de condições de qualidade e quantidade dos estoques e a avaliação da situação técnico-operacional das unidades depositárias. Até a oitava etapa, foram inspecionados cerca de 4,3 milhões de toneladas de produtos.

A estatal explica que, quando é verificado caso de desvios, além dos reflexos administrativos, o fato é levado ao conhecimento da polícia federal, Ministério Público da União, Receita Federal e Secretaria de Fazenda do Estado.

Quanto às perdas em armazéns próprios, é repassada a incumbência para os setores de Armazenagem e de Logística da companhia e, no caso de armazém de terceiros, também à área financeira, pois há cobrança administrativa.